Músicas mais tocadas nos anos 90 – Conheça algumas das músicas mais tocadas nos anos 90

Músicas mais tocadas nos anos 90 – Tempos estranhos e fantásticos em uma História do Rock’n’Roll.

A História do Rock é feita de criaturas estranhas, intensas e extraordinárias. Cada década marca-se pelos momentos de seus personagens – e estes logo se perpetuam com o mérito de ter suas criações entre as músicas mais tocadas e mais ouvidas de seu tempo. Pode não parecer, mas as músicas mais tocadas dos anos 90, assim como seus artistas, já marcaram o a História pelas suas formas e tons estranhos, angustiados e nostálgicos.

Mantenha em mente – este é um território obscuro. Jamais poderíamos, por completo, entender a perturbação destes tempos e de seus hard Rock’n’Roll songs. Porém, vale tentar começar com uma pequena indicação de algumas das músicas mais tocadas nos anos 90.

A seguir, um top5 com os maiores sucessos mundiais do Rock’n’Roll dos anos 90.

● 1. “Smells like a Teen Spirit” – Nirvana. (1992)
Essa pequena lista não poderia começar de outra maneira – pode-se dizer que esta foi a música que mudou os rumos da década e toda sua geração. O fato de ter se tornado uma das músicas mais tocadas nos anos 90 foi o ponto crucial no qual o grunge e rock independente permitiu-se entrar com tudo no hall do mainstream da cultura pop. O hino para crianças apáticas tornou-se não apenas uma das músicas mais tocadas nos 90, como também uma das maiores músicas de todos os tempos.

● 2. “Man in the Box” – Alice in Chains. (1990)
O grunge antes de ser grunge – algo do mais roots do wave de Seattle. Esta é imagem da voz rasgada de Layne Stanley e dos riffs únicos e arrastados de “Man in the Box”. Pois a estranha banda de Alice acorrentada (no País das Maravilhas?) fez destes gritos agoniados uma das músicas mais tocadas (e gritadas) de toda esta década.

● 3. “Rusty Cage” – Soundgarden (1991)
E tudo começou em Seattle, a metrópole perturbada dos Estados Unidos. No início, eram três os gigantes do cenário independente do grunge: Nirvana, Alice in Chains e o profético supergrupo do Temple of the Dog – e o Templo deu a luz a dois outros gigantes: o Pearl Jam e o Soundgarden. Pois com os riffs distorcidos de “Rusty Cage” surgiram novas e estranhas possibilidades talvez nunca antes vistas na história do Rock. E não apenas tornou-se uma das músicas mais tocadas nos anos 90, como recebeu o reconhecimento e a honra de compor-se também em uma versão extraordinária do mestre Johnny Cash – vale conferir.

● 4. “Jeremy” – Pearl Jam (1992)
O outro filho do Templo – Pearl Jam. Entre letras angustiadas na fantástica voz de Eddie Vedder, compôs-se um gentil tributo a uma tragédia de jornal – e, com o advento do genial videoclipe, para ajudar a contar e cantar essa história, “Jeremy” tornou-se então uma das músicas mais tocadas dos anos 90.

● 5. “Hard to Handle” – The Black Crowes (1990)
E, enfim, não apenas de grunge foram feitos os anos ’90. O Black Crowes tornou-se uma banda referência nos estilos de southern rock e blues-rock – e, portanto, uma inevitável referência para nosso Manuche. Não apenas uma nova composição (a partir da versão soul original de Otis Redding), os ‘Crowes trouxeram todo um toque bluesy para começar bem a década e transformar “Hard to Handle” em uma das músicas mais tocadas nos anos 90.
(Vale também conferir a versão na maravilhosa voz de Etta James).

O Manuche deixa aqui sua pequena homenagem a estes tempos fantásticos.